Origem do CMYK

05/03/2011 14:45

 Em 1962, na Feira de Artes Gráficas da Alemanha, ficou estabelecido que haveria um concurso internacional aberto a todos os países que quisessem mandar.

O Brasil, A Argentina, o Paraguai e os Estados Unidos enviaram suas sugestões, sendo escolhidas as quatro palavras:

Cyan: de origem grega "Kianos" (em Português, Ciano), que significa o azul esverdeado da costa dos mares da Grécia, palavra citada em vários poemas gregos e na história de Ulisses.

Magenta: em uma localidade italiana, onde ocorreu uma cruenta batalha entre franceses e italianos contra os austríacos em 1859, "magenta" passa a designar a cor resultante do sangue dos soldados mortos, misturado à neve e sob o reflexo do sol.

Yellow: de origem inglesa (amarelo para nós). A cor mais presente na natureza e a que se mistura com a maior quantidade de outras cores. Escolhida pela facilidade de pronúncia e também pela influência que o inglês passava a exercer.

Black: de origem inglesa-americana (preto para o português), pela facilidade de pronúncia, e como homenagem ao movimento negro americano, que, já então, arrebatava grandes e apaixonadas opiniões mundiais, tendo à frente o seu líder Martin Luther King Jr.