Design Gráfico

Design Gráfico é uma forma de comunicar visualmente um conceito, uma idéia, através de técnicas formais. Podemos ainda considerá-lo como um meio de estruturar e dar forma à comunicação impressa, no geral, se trabalha o relacionamento entre ‘imagem’ e texto.

Trata-se de uma profissão levada a cabo pelo designer gráfico que estende a sua área de ação aos diversos meios impressos de comunicação, resultando, mais concretamente, nas seguintes aplicações:

  • Identidade corporativa (Branding);
  • Design de embalagem (ou Packaging Design);
  • Design editorial;
  • Sinalética (ou Sinalização);

 

O Designer Gráfico desenvolve o visual de jornais, revistas, livros, panfletos, anúncios e outdoors. Também cria logotipos e papelaria para firmas individuais, comerciais e industriais, com o objetivo de tornálos atrativos e facilitar a leitura. Escolhe as letras para os textos, define o tamanho das colunas de uma página impressa, seleciona e padroniza cores e ilustrações e projeta embalagens. Desse modo, torna a comunicação mais eficiente e agradável. Cuida da programação visual de marcas veiculadas em anúncios e campanhas, inclusive em espaços públicos onde a informação deve ser compreensível até para o público iletrado.

Outros nomes: Artes Vis. (artes gráf.); Comun. Vis. Design; Design (comun. vis.); Design (prog. vis.); Design (web/ gráf.); Design - anim. dig.; Design de Interface Gráfica; Design Dig.; Design Publicitário.

 

 Aréas de Atuação

  • Sinalização
  • Editorial (jornais, revistas, livros, folders)
  • Comunicação Visual

 

COMUNICAÇÃO VISUAL é todo meio de comunicação expresso com a utilização de componentes visuais, como: imagens, desenhos, gráficos, ou seja, tudo que pode ser visto. O termo comunicação visual é bastante abrangente e não precisa ser limitado a uma única área de estudo ou atuação, embora o termo possa ter o mesmo sentido de design visual.

 

Design Gráfico (Visual) e Comunicação Visual

 

Antes do uso dos termos design visual ou programação visual serem adotados, o termo comunicação visual servia para determinar a área de atuação do designer visual (comunicador visual). Mas como alguns consideravam o termo "comunicação" muito abrangente, problema às vezes enfrentado por comunicadores sociais, o termo em inglês para projeto foi adotado. Isso foi disputado por muitos, mas a decisão foi mantida e, em se tratando de projeto, comunicação visual é sinônimo de design visual.

 

Fonte: Wikipédia, Mar/2011.